PALESTRA: Reproducibility and Replicability - Concepts and Tools

No dia 17 de maio, às 19h, o Programa de Pós-Graduação em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente - Pospetro receberá o Prof. Alejandro C. Frery - School of Mathematics and Statistics, Victoria University of Wellington -, para apresentar a palestra sobre o tema "Reproducibility and Replicability - Concepts and Tools".

Pesquisa Reprodutível (Reproducible research) é um conceito que se refere à prática de tornar os resultados de uma pesquisa ou experimento científico disponíveis para que outros possam verificar e replicar os resultados usando os mesmos métodos e dados. Isso envolve a documentação completa e clara dos procedimentos usados na pesquisa, incluindo os dados brutos e as ferramentas de análise.

A ideia é que, se os pesquisadores podem fornecer informações detalhadas sobre o seu trabalho e os seus resultados, outros pesquisadores podem reproduzir o mesmo trabalho e verificar a validade dos resultados. Isso ajuda a garantir que os resultados da pesquisa sejam confiáveis e que os avanços científicos sejam construídos sobre uma base sólida.

A palestra do Dr. Alejandro fornecerá as bases desta nova metodologia de pesquisa introduzindo as ferramentas necessárias para a sua implementação.

O evento será remoto e aberto ao público.

Link - Zoom Meeting: https://vuw.zoom.us/j/4767957764