Histórico
O Programa de Pós-Graduação em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente (Pospetro), do Instituto de Geociências da UFBA (IGEO/UFBA), nasceu da necessidade de formação de massa crítica e do aprofundamento de conhecimentos para auxiliar na resolução integrada de problemas envolvendo questões relacionadas ao petróleo e ao meio ambiente.
O Pospetro iniciou suas atividades com o nível Mestrado em 2009, após ter sua proposta aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Em fevereiro de 2015 foi aprovado o nível Doutorado, tendo os primeiros alunos selecionados para esse nível ingressado em março desse mesmo ano.
O Programa, nível 4 na CAPES segundo avaliação 2013-2017, tem como área de concentração “Geoquímica do Petróleo e Ambiental” e contempla duas linhas de pesquisa: i) remediação de áreas impactadas por petróleo e ii) geoquímica e avaliação de ecossistemas.
Desde seu início o Pospetro tem sido um importante polo de desenvolvimento de pesquisas contemplando as temáticas meio ambiente e petróleo. O curso destina-se à formação de profissionais com conhecimento científico diferenciado por sua excelência, o que tem facilitado a inserção de egressos no mercado de trabalho especializado, principalmente na academia e em empresas que desenvolvem trabalhos relacionados aos temas desenvolvidos.
O reconhecimento da qualidade do ensino e das investigações científicas e tecnológicas do Pospetro possibilitou que esse Programa firmasse importantes parcerias com empresas e instituições nacionais e internacionais de pesquisa, que estão auxiliando na consolidação do Centro de Excelência em Geoquímica do Petróleo do IGEO/UFBA.