Infraestrutura

O desenvolvimento das atividades do Pospetro conta com uma ampla infraestrutura, descrita a seguir.

LEPETRO [conheça mais sobre o Lepetro]

O Pospetro possui uma sólida base laboratorial assentada no "Laboratório de Estudos do Petróleo - Lepetro" que está localizado no segundo andar do IGEO/UFBA, Bloco A. Nas Unidades do Lepetro são desenvolvidas análises relacionadas à geoquímica orgânica e inorgânica;  são realizados procedimentos analíticos em solos, sedimentos, rocha, água, biota e petróleo. O Lepetro compreende também a infraestrutura que fornece suporte para atividades administrativas do Pospetro.

O Lepetro compreende uma área física de aproximadamente 876,79 m², totalmente climatizada, está dividida em três setores:

  • Setor Administrativo, que comporta 8 salas, distribuídas em uma área de 168,81 m² (Secretaria do Pospetro, salas para professores/pesquisadores, sala de reunião/biblioteca, laboratório de informática, recepção e copa);
  • Setor Analítico I, com 69,30 m², englobando 4 salas laboratoriais;
  • Setor Analítico II, com 561,89 m², composto por 20 salas/laboratórios e 76,79 m² de área de circulação.

Setores Analíticos do Lepetro

O Lepetro é composto por nove unidades laboratoriais de diversas especialidades, permitindo a realização de ensaios e determinações nas áreas de geologia, química, microbiologia, geoquímica, petróleo e meio ambiente. Constitui-se um parque tecnológico com equipamentos de última geração e equipe técnica multidisciplinar altamente qualificada. Toda infraestrutura do Lepetro ainda serve de suporte para projetos de P&D do Pospetro, além de outros programas de pós-graduação da UFBA e de universidades parceiras.

  • Unidade de Técnicas Espectrométricas

Nesta unidade são determinados elementos químicos (metais e não-metais) em diversas matrizes de amostras, entre elas sedimento, água, rocha, petróleo e biota, utilizando Espectrômetro de Emissão Ótica com Plasma Indutivamente Acoplado (ICP OES), Espectrômetro de Absorção Atômica com Chama (F AAS) e com Forno de Grafite (GF AAS), além de módulos de geração de hidretos e vapor frio.

  • Unidade de Cromatografia e Análise Elementar

Nesta unidade são determinados compostos orgânicos, carbono (orgânico e total), nitrogênio e enxofre em amostras ambientais e de petróleo, além de ensaios para caracterização de amostras de rochas geradoras de petróleo (S1, S2, Tmax, IO e IH).  Possui cromatógrafo à gás com detectores de Ionização de Chama (GC FID), de Massas (GC/MS) e de Massas Triploquadrupolo (GC-MS/MS), além de Analisador Elementar CNS e Pirolizador Rock-Eval.

  • Unidade de Geoquímica do Petróleo

Nesta unidade amostras de sedimento, água, solo, rocha e petróleo são preparadas para posterior análise na Unidade de Cromatografia e Análise Elementar. Também são realizadas análises físicas de óleos (densidade, grau API, viscosidade, ponto de fulgor). Possui equipamentos para a preparação de amostras, dentre eles destacam-se Sistemas extratores tipo Soxhlet, Extração Acelerada por Solvente (ASE), Ultrassom e Hidropirolisador PAAR.

  • Unidade de Geoquímica Ambiental

Nesta unidade é realizado o preparo de amostras de sedimento, água, solo, rocha e biota para posterior análise na Unidade de Cromatografia e Análise Elementar. Possui diversos equipamentos para a preparação de amostras ambientais, dentre eles, Sistemas extratores tipo Soxhlet, Microondas e Ultrassom. 

  • Unidade de Geomicrobiologia

Nesta unidade é realizada contagem, isolamento e preservação de microrganismos, testes bioquímicos, preparo de inóculo para biorremediação de áreas contaminadas com petróleo, além de análises de qualidade de água. Dispõe de equipamentos modernos como o Extrator de ácidos nucleicos (DNA e RNA), Quantificador e qualificador de ácidos nucleicos (DNA, RNA e proteínas), espectrofotômetro de microplacas e qPCR.

  • Unidade de Geoquímica

Nesta unidade são preparadas amostras para análises espectrométricas, além de ensaios de pH, condutividade, turbidez, STD, clorofila e feopigmentos, fósforo assimilável, cátions e ânions. Dentre os equipamentos disponíveis destacam-se Microondas, digestor e destilador de nitrogênio Kjeldhal, Cromatógrafo de Íons com detector UV-vis, Analisador de Partículas por difração à laser. 

  • Unidade de Petrografia Orgânica e Palinofácies

Possui uma capela preparada para a utilização de Ácido Fluorídrico, reagente utilizado no isolamento do querogênio de rochas. Dispõe também de uma Politriz utilizada no preparo de plugs de querogênio isolado ou rocha para determinação da reflectância da vitrinita. Nesta unidade também são preparadas lâminas palinológicas que serão analisadas na Unidade de Microscopia Ótica.

  • Unidade de Preparação Física de Amostra

Nesta unidade ocorre a preparação física da amostra para posterior preparo e/ou análise nas demais unidades laboratoriais.  Possui liofilizadores, forno mufla, moinho de bolas, estufa e joog de peneiras ocm diferentes malhas granulométricas.

  • Laboratório de Microscopia Ótica

Possui um microscópio óptico acoplado a espectrofotômetro com módulo de fluorescência, além de microscópios invertidos biológicos e lupa. Nesta unidade são realizadas análises de plugs polidos e lâminas para a determinação da reflectância da vitrinita e análise de palinofácies, respectivamente.

O Programa de Qualidade do Lepetro está em fase de implantação. Atualmente os protocolos de qualidade estão sendo elaborados, obedecendo-se a um sistema desenvolvido internamente, que segue normas técnicas específicas (NBR / ISO / IEC 17025).

O Lepetro investe continuamente em segurança nas unidades laboratoriais, disponbilizando EPI's e EPC's, além de oferecer regularmente treinamentos em Saúde, Segurança e Meio Ambiente e treinamentos de evacuação para alunos,pesquisadores e colaboradores, proporcionando um ambiente seguro para o desenvolvimento das atividades. 

Além da infraestrutura disponível no Lepetro, há disponibilidade de outros equipamentos através de parcerias com diferentes universidades nacionais e internacionais, a saber: Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade de Newcastle e a Universidade de Heriot-Watt, incrementando a capacidade analítica disponível para os alunos do Programa de Pós-Graduação.

Recursos de Informática e Laboratórios de Modelagem

O Pospetro disponibiliza para os alunos, em uma sala de uso exclusivo, computadores e impressora necessários para o desenvolvimento de suas atividades de pesquisa inerentes às suas dissertações e teses. É possibilitado aos discentes um sistema de redes sem fio (wireless) nas dependências utilizadas.

O Laboratório de Manipulação de Dados, Avaliação e Modelagem de Sistemas Petrolíferos serve como base para o aprimoramento da maneira de ordenar e pensar os dados geológicos, geofísicos e geoquímicos no processo de exploração de petróleo; aprofundando o entendimento da dinâmica dos elementos e processos que controlam a ocorrência das acumulações de hidrocarbonetos, como também contribuído na avaliação da prospectividade e dos riscos exploratórios de áreas ou bacias sedimentares. A utilização de software específico permite carregar, editar e visualizar dados de poços, efetuar correlações estratigráficas, avaliar dados de perfis elétricos e dados geoquímicos, e realizar modelagens de backstripping, térmica, de maturação e de geração do petróleo, agilizando o workflowdos intérpretes da área de exploração.

Bibliotecas

Os pesquisadores e alunos do Pospetro contam com três espaços de biblioteca:

  1. Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa (Biblioteca Central da UFBA) que, instalada no mesmo campus do IGEO, possui um acervo geral para toda a UFBA;
  2. Biblioteca Universitária de Ciências e Tecnologia Omar Catunda, inaugurada em 02/06/2016, localizada nas proximidades do IGEO, com instalações modernas e que atende de forma integrada os Institutos de Geociências, de Matemática, de Física e de Química;
  3. Biblioteca do Lepetro, com acervo específico na área de Petróleo, Geologia, Geoquímica e Meio Ambiente. Expõe em suas prateleiras dissertações produzidas junto ao Pospetro, ou mesmo Teses ou Dissertações de interesse comum, oriundas de outros PPGs da UFBA ou de outras Universidades/Centros de Pesquisa brasileiros e estrangeiros. Esse acervo corresponde a materiais disponibilizados e/ou doados por professores ligados ao Pospetro, sobretudo, ou por instituições públicas ou privadas.

As duas primeiras bibliotecas pertencem ao Sistema de Bibliotecas da UFBA (SIBI), contam com bibliotecários e são de uso comum de toda a comunidade da UFBA. Estão equipadas com computadores para acesso aos títulos por meio do sistema Pergamum de consulta de referências de todo acervo da Universidade e acesso a portais virtuais de periódicos (Portal CAPES e outros). Oferece também orientações e/ou serviços de troca de publicações (COMUT e CCN). Essas bibliotecas possuem salas de estudo individuais, salas coletivas, salas de vídeo e salas de consulta de material restrito ou cartográfico. A biblioteca do Lepetro é de uso restrito dos professores e alunos do Pospetro, de alunos de outros cursos de pós-graduação ou de graduação.

Português, Brasil