Defesa e Homologação de Tese

APRESENTAÇÃO ESCRITA DA TESE

As teses deverão ser apresentadas conforme a Resolução Pospetro 01/2012, disponível na aba "Documentos".

A formatação geral deve seguir as normas da ABNT. A UFBA publicou o Manual de Estilo Acadêmico em 2019, contendo as últimas alterações da NBR 6023, incluindo normatizaçao de referências obtidas na internet, entre outros. O Manual está disponivel na aba "Documentos".

No item DOCUMENTOS da página eletrônica do Pospetro você encontra o Modelo para folha de rosto e folha de aprovação.

ATENÇÃO à Portaria 206, de 04/09/2018, da CAPES

"Art. 1º Os trabalhos produzidos ou publicados, em qualquer mídia, que decorram de atividades financiadas, integral ou parcialmente, pela CAPES, deverão, obrigatoriamente, fazer referência ao apoio recebido.

Art. 2º Para fins de identificação da fonte de financiamento fica autorizada a utilização do código 001 para todos os financiamentos recebidos.

Art. 3º Deverão ser usadas as seguintes expressões, no idioma do trabalho:

"O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001
"This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001"

Considerando que o Pospetro recebe recursos do PROAP, além de Bolsas e/ou outros auxílios, todos os alunos deverão seguir a Portaria. 

 

PROCEDIMENTOS GERAIS PARA DEFESA DE TESE E HOMOLOGAÇÃO 

Com a introdução do SIGAA para a gestão acadêmica, novos procedimentos foram adotados, atendendo o prazo máximo para defesa de Tese que é de 48 meses após a matrícula do aluno. 

Para a Defesa de Tese, o aluno deverá ter integralizado todos os componentes curriculares necessários e deverá se matricular em POSPETRO-G001 TRABALHO DE CONCLUSÃO.

Os procedimentos incluem diversas etapas:

1) solicitação de Banca e data de defesa, por parte do Orientador, no SIGAA;

2) realização da Defesa;

3) correção da Tese (inclui geração da Ficha Catalográfica);

4) submissão da Tese final no SIGAA;

5) entrega de documentação na Secretaria do Pospetro.

 

1) O Orientador deve Solicitar Cadastro da Banca de Defesa do seu orientando no SIGAA

Todos os campos devem ser corretamente preenchidos, incluindo o título, resumo e palavras-chave em português e em inglês. 

Deverão ser incluídos cinco nomes para a Banca: Orientador - Presidente (presença obrigatória) - três professores do Pospetro (sendo um suplente) - três professores externos ao Programa (sendo um suplente). Sugere-se colocar em ordem de prioridade (indicar primeiro as sugestões de titulares e depois os suplentes). Importante ressaltar que o Colegiado poderá aprovar ou não os nomes sugeridos pelo Orientador e/ou aprovar nomes que não constam na lista. 

Uma vez aprovada a Banca e data pelo Colegiado através do SIGAA, realiza-se a Defesa.

 

2) Realização da Defesa

A defesa de Tese será presidida pelo Orientador. O tempo de defesa é de 40 a 50 minutos. Após a apresentação por parte do doutorando, cada membro da Banca terá até 30 minutos para questionamentos ou sugestões, e o aluno terá o mesmo tempo de resposta.

Após a Defesa, a Coordenação informa, no SIGAA, a aprovação ou não do aluno. Em caso de reprovação, procurar a Secretaria do Pospetro.

 

3) Correção da Tese

Caso haja correções a fazer nos dados anteriormente inseridos no SIGAA pelo Orientador - título, resumo ou palavras-chave -, o Orientador deverá entrar no Cadastro da Banca e efetuar as correções.

O aluno deverá finalizar as correções da Tese num prazo de até 30 dias após a Defesa, incluindo o envio da Tese para a Coordenação do curso para verificação das normas da ABNT (gisele@ufba.br), bem como envio do Banco de Dados para registro pelo Pospetro.

Após aprovação da Tese no que se refere às normas e formatação, por parte da Coordenação, o aluno deverá solicitar, à Secretaria do Pospetro, a folha de aprovação original para ser incluída na versão impressa e para ser escaneada e incluída na versão digital.

FICHA CATALOGRÁFICA:  a Ficha Catalográfica, que deve ser impressa no verso da folha de rosto da Tese, deverá ser solicitada à Biblioteca de Ciências e Tecnologia Omar Catunda <bibcientecdir@ufba.br>.  No item DOCUMENTOS da página eletrônica do Pospetro você encontra o Modelo que deve ser preenchido e enviado para a bilbioteca. Após o envio, aguardar a resposta do(a) bilbiotecário(a).

 

4) Submissão da Tese no SIGAA

Vencidos a etapa anterior, o aluno poderá submeter a versão através do SIGAA.

Os passos seguintes são indicados pelo próprio sistema, e incluem a aprovação da tee final pelo Orientador.

 

5) Documentos a serem entregues na Secretaria do Pospetro

O aluno deverá entregar a seguinte documentação na Secretaria do Pospetro:

- uma versão impressa da Tese final, com capa dura;

- dois CDs contendo, cada um: tese completa em .DOC, tese completa em .PDF; Banco de Dados obtidos na pesquisa;

- comprovante de submissão de dois artigos em revistas revista Qualis-CAPES A, B1 ou B2. 

A entrega dessa documentação independe dos procedimentos no SIGAA.  

______________________________________________________________

Finalizada as etapas de envio da tese final através do SIGAA e da entrega de documentos na Secretaria do Pospetro, serão dados os encaminhamentos de solicitação de homologação, submetendo os documentos ao Colegiado e, posteriormente, às instâncias superiores para que seja emitido o Diploma de Doutorado em Geoquímica do Petróleo e Ambiental.  

Em caso de dúvidas, os alunos ou professores poderão entrar em contato com a Coordenação ou a Secretaria do Pospetro.

Português, Brasil