Palestra “Lítio, o santo elemento”

A palestra “Lítio, o santo elemento” visa difundir o estado d´art das pesquisas engendradas no Instituto de Geociências da UFBA, nos dominos do saber do Li geogênico e saúde.

Nos dias atuais o lítio, suas ligas e compostos, têm uma ampla gama de aplicações industriais que requerem transferências de calor, como as necessárias no fabrico de vidros, materiais cerâmicos, aeronáuticos, lubrificantes, aplicações militares e energia nuclear.

A relação entre o Li e a saúde tem sido evidenciada ao longo do tempo, desde a sua recomendação para o tratamento da gota até à sua utilização para a terapeutica de doenças de foro mental e o suicídio. A ingestão de lítio em doses baixas, como as que se encontram na água de consumo e vegetais biofortificados, podem promover benefícios para a saúde mental da população.

O evento será realizado no Auditório B do Instituto de Geociências/UFBA, às 10:00h.