21 nov - 14h no IGEO: I SEMINÁRIO DA UFBA SOBRE O DERRAMAMENTO DE PETRÓLEO NO LITORAL BRASILEIRO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação

Prezados Senhores,

O derramamento de óleo que, há meses, castiga a costa do Brasil, atingindo inúmeras localidades em vários estados do país, é um dos maiores desastres ambientais em sua história recente. Vários pesquisadores da UFBA, desde os primeiros momentos, se engajaram no esforço de determinar a origem do óleo derramado e orientar acerca das medidas a serem tomadas para mitigar os estragos dele decorrentes, bem como averiguar seus possíveis impactos quer ambientais (ameaça para as reservas biológicas ou áreas de preservação), quer na saúde pública (perigo de contaminação por contato pelas equipes de voluntários e na alimentação da população), e mesmo na avaliação das implicações sociais e econômicas nas áreas afetadas.

Com o objetivo de facilitar a troca de informações e fomentar a colaboração entre esses pesquisadores, oriundos de várias áreas de conhecimento, a UFBA estabeleceu um fórum de discussão dos diversos aspectos envolvidos na questão do derramamento de óleo.

Como uma das atividades do fórum, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação está promovendo o I Seminário da UFBA sobre o Derramamento de Petróleo no Litoral Brasileiro no dia 21 de novembro, às 14h no Auditório de Videoconferência do Instituto de Geociências. Neste evento, alguns de nossos pesquisadores apresentarão, de modo sucinto em forma de painéis, e discutirão os principais aspectos do problema.

Estão todos convidados e nos ajudem a divulgar o evento!

Cordialmente,

OLIVAL FREIRE JÚNIOR