PALESTRA: O Flúor Geogênico no Estado da Bahia, por Prof. Manoel Jerônimo Cruz
No dia 10 de outubro, às 09:30h, será realizada a palestra "O Flúor Geogênico no Estado da Bahia", ministrada pelo Prof. Manoel Jerônimo Moreira Cruz - Programa de Pós-Graduação em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente. O evento reúne o estado d´arte engendrado pelas pesquisas do Grupo Geoquímica das Interfaces do IGEO UFBA e versará sobre os aspectos geológicos da origem do Flúor, a extensão da dispersão e as relações geogênicas deste elemento químico com a saúde da população nos municípios onde este importante elemento químico ocorre de forma natural.
Na região oeste Estado da Bahia, encontram-se calcários e dolomíticos compondo os domínios pelítico-carbonáticas de idade Neoproterozóicas Criogeniana do Grupo Bambuí, sobrepostas ao embasamento cristalino gnaisse-migmatítico ArqueanoPaleoproterozóico. Este conjunto lítico abriga o Sistema Aquífero Cárstico-Fissural, onde ocorrem altas concentrações de Flúor (˃ 1 mg/L).
O Flúor é um elemento tipicamente litólito que está amplamente distribuído na natureza, encontra-se associado a vários tipos de rochas, além de diversos organismos vivos. Seus compostos são amplamente utilizados fazem parte de inúmeros produtos e processos, incluindo polímeros resistentes ao calor, fabricação de vidro, bem como na produção de urânio. A concentração de Flúor geralmente está associada aos minerais de fluorita e fluorapatita. Em superfície, ocorre a liberação do flúor através do intemperismo dos minerais, que entra em solução aquosa supergênica na forma de íon fluoreto livre, sendo este possuidor de uma alta mobilidade geoquímica.
O evento ocorrerá no Auditório A do Instituto de Geociências da UFBA e será aberto ao público.