Qualif. ME: AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE MEOR (MICROBIAL ENHANCED OIL RECOVERY) NA RECUPERAÇÃO DE PETRÓLEO PARAFÍNICO, por Erick de Aquino Santos

Banca Examinadora:

Dra. Danusia Ferreira Lima (Orientadora - Presidente da Banca – NEA/IGEO/UFBA)

Dr. Fabio Alexandre Chinalia (ICS/UFBA)

Dra. Regina Maria Geris dos Santos (IQ/UFBA)

Dr. José Roberto Cerqueira (supranumerário)

Resumo:

O despontamento na taxa populacional que ocorre atualmente, bem como o que se projeta desse crescimento, tem gerado uma preocupação na forma de atender à necessidade energética exigida por um alto número de pessoas e seus padrões de vida. Sendo ainda a principal fonte a atender tal demanda, a indústria do petróleo e gás, possui uma constante busca através de meios tecnológicos que aumente o potencial de obtenção dessas riquezas. A recuperação avançada de óleo tem sido um método cada vez mais aplicado e melhorado. Esse processo que consiste, principalmente, na utilização de métodos químicos, termais e gás, demonstra um melhoramento do processo de recuperação bastante relevante. Com seus constantes avanços, recuperação avançada passou a obter sucesso com inserção de microrganismos e seus produtos dentro desse processo. Denominada MEOR (Microbial Enhanced Oil Recovery) o uso dos microrganismos possui como benefícios de aplicação, a redução nos impactos ambientais e custos de implementação das técnicas, seus mecanismos são de redução da tensão interfacial, mudança na molhabilidade, bloqueio de poro, biotransformação de hidrocarbonetos, entre outros. Com isso, o objetivo do presente trabalho é avaliar o potencial microbiano na biotransformação de petróleo parafínico, especificamente em n-parafinas, a fim de obter redução da viscosidade e densidade, bem como analisar os genes rRNA 16S, AlkB e mcrA durante o processo de transformação. Para alcançar os objetivos, será aplicada metodologia de fracionamento de óleo em coluna e cultivo de cepa bacteriana para montagem do experimento, será analisado o crescimento bacteriano através filtração a vácuo, análise da fração de saturados por GC-MS, extração e quantificação absoluta de DNA por qPCR. Com a aplicação dessa metodologia espera-se demonstrar um processo de biotransformação efetivo nas n-parafinas, através da ação microbiana, resultando na mudança de propriedades físicas do óleo, como a redução da sua viscosidade e densidade, além de estabelecer uma relação da atividade dos genes estudados, nessa transformação. Assim, oferecendo avanços importantes na aplicação da MEOR. Para isso, contaremos com a infraestrutura do LEPETRO - Excelência em Geoquímica Petróleo, Energia e Meio Ambiente, no Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (IGEO/UFBA), que conta com duas unidades de geomicrobiologia: microbiologia clássica e microbiologia molecular e com o laboratório de orgânicos que serão os espaços necessários para este trabalho. O financiamento da pesquisa será através do Programa de PESQUISA MOLECULAR AVANÇADA - GEOQPETROL, mais especificamente pelo subprojeto “Pesquisas em Geomicrobiologia: Biotecnologia Microbiana Aplicada à Biodegradação de Petróleo e Recuperação de Áreas Degradadas-GEOMICRO.

Palavras-chave: Recuperação avançada de óleo; biotransformação; n-parafinas; AlkB; mcrA

LINK PARA A DEFESA REMOTA A SER REALIZADA NO PROGRAMA ZOOM (COM GRAVAÇÃO):  será disponibilizado aqui 30 min antes do início da defesa.

Data da Defesa:
quarta-feira, 27 Outubro, 2021 - 09:00