Defesa Dissertação: CONTAMINANTES DE PREOCUPAÇÃO EMERGENTE E POLUENTES ORGÂNICOS PERSISENTES EM SEDIMENTOS SUPERFICIAIS DA BAÍA DO ALMIRANTADO, ILHA REI GEORGE, PENÍNSULA ANTÁRTICA, por Letícia Rodrigues Costa.

Banca Examinadora:

 
Profa. Dra. Tatiane Combi (Orientadora – IGEO/UFBA – Presidente da Banca Examinadora)
Profa. Dra. Ana Cecília Rizzati de Albergaria Barbosa (IGEO/UFBA)
Prof. Dr. César de Castro Martins (UFPR)
 

SESSÃO REMOTA: 

 
ID: 845 3483 2171
 
A sessão será realizada através da Plataforma Zoom Meeting, com gravação. Não será autorizado ingresso após o início da sessão.
 

RESUMO:

 
Nas últimas décadas em que todas as atenções estão voltadas para as questões do meio ambiente, como as mudanças climáticas e a preservação de regiões prístinas, o futuro do continente antártico é uma preocupação para os pesquisadores e cientistas mundiais. Estudos focados no destino de contaminantes em ambientes marinhos e de transição são escassos, principalmente em regiões polares. Alguns trabalhos já relataram a ocorrência de compostos como fármacos e
PCPs em diferentes matrizes ambientais no continente Antártico, como focas, efluentes e água do mar. O objetivo do presente trabalho é analisar a ocorrência e os níveis de contaminantes de preocupação emergente (PCPs) e poluentes orgânicos persistentes (POPs) em sedimentos superficiais na Baía do Almirantado, Ilha Rei George, Península Antártica. Concentrações desses compostos serão quantificadas em 15 amostras de sedimentos superficiais coletadas em pontos específicos ao longo da Baía do Almirantado, Ilha do Rei George na Península Antártica. Dados de contaminantes de preocupação emergente em sedimentos serão inéditos
nesta região. As análises químicas serão desenvolvidas no Laboratório de Estudos do Petróleo (LEPETRO-UFBA), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente (POSPETRO-UFBA). A metodologia será baseada em etapas de extração, purificação e cromatografia a gás (GC). Na presente proposta, a identificação e quantificação dos compostos de interesse serão realizadas através de cromatografia gasosa acoplada a espectrômetro de massas com triplo-quadrupolo (GC/MS-MS) equipado com uma coluna capilar de sílica fundida e fase estacionária 5% -difenil/dimetilsiloxane. A partir dos resultados gerados poderemos estabelecer variações espaciais desses contaminantes ao longo dos sedimentos e verificar seu aporte no meio ambiente. Além de fornecer evidências em relação às principais fontes de contaminantes regulados e emergentes.

 

Data da Defesa: 
segunda-feira, 24 Outubro, 2022 - 14:30